Neste artigo, falaremos mais sobre o que é E-mail Marketing e como funciona para ajudar você a atingir seus objetivos de venda. Confira!
Você sabe o que é E-mail Marketing e como ele funciona?
Basicamente, ele consiste em toda uma comunicação feita via e-mail entre uma empresa e seus contatos ou clientes.
Apesar da crença de muitos, ele ainda é uma das melhores estratégias de venda, especialmente para afiliados.
Há quem diga que o e-mail morreu com o surgimento de novas tecnologias de comunicação, como as redes sociais, por exemplo.
Porém, diferente dessa crença, o E-mail Marketing é uma das ferramentas mais importantes numa estratégia de Marketing Digital.
Isto é, o contato direto com o cliente é uma das melhoras formas de criar e cultivar um bom relacionamento.
Com isso, essa ferramenta torna-se indispensável dentro de sua estratégia de venda.
O que é E-mail Marketing
E-mail Marketing é uma estratégia de Marketing Digital que tem como base a comunicação direta entre empresa e consumidor/leads.
Como o próprio nome indica, ela é feita via e-mail, e esse contato é realizado por meio do disparo de mensagens, o qual pode ser feito com o uso de ferramentas de automação, a partir de uma segmentação dos possíveis clientes.
Com isso, é possível escalar todo o processo de personalização do envio dos e-mails, encaminhando a mensagem certa para cada tipo de consumidor.
Dentre os exemplos mais comuns de E-mail Marketing, estão:
- confirmação de compra;
- e-mail de boas-vindas;
- newsletter;
- promoções ou vantagens.
Porém, mesmo sendo uma ferramenta de comunicação com seu público-alvo, o E-mail Marketing pode ser vista apenas como o envio de propagandas digitais.
Ou seja, é preciso ter um cuidado na hora de encaminhar um conteúdo, dando atenção a uma segmentação bem estruturada.
Dessa forma, é indispensável que o conteúdo das mensagens tenha uma relevância para seu público, já que ao fornecer um contato direto e pessoal, seu consumidor não espera nada menos do que um conteúdo relevante.
Como funciona o E-mail Marketing
O E-mail Marketing possui um funcionamento relativamente simples. Em síntese, tudo o que você precisa ter a uma lista de contatos, denominada mailing.
Porém, é preciso que sua lista de contatos seja formada apenas por e-mails concedidos diretamente pelos possíveis consumidores.
Isto é, encaminhar um e-mail para um contato que não tenha concedido uma permissão prévia mais atrapalha do que ajuda em uma estratégia de marketing, e não fornece qualquer resultado para você.
Para conseguir formar uma boa lista de contatos, você pode investir da divulgação de uma newsletter ou oferecer algum tipo de vantagem para quem lhe forneceu um e-mail de contato, como a liberação de um e-book gratuito, por exemplo.
Posteriormente, com essa lista em mãos, você pode colocar em prática sua estratégia por meio de uma ferramenta de disparos.
Ou seja, é possível utilizar um software especializado que automatize essa tarefa, ao mesmo tempo, em que busca encaminhar e mensagem certa para cada cliente.
Quais as opções de autoresponder no mercado?
Como dito acima, alguns softwares podem ser utilizados para realizar o envio automático de e-mail.
Esses softwares recebem o nome de autoresponder, existindo hoje dezenas de opções disponíveis no mercado.
Não apenas ferramentas internacionais, como também algumas produzidas no Brasil, é possível encontrar diversos tidos de autoresponders.
Os que eu recomendo são:
Leadlovers
Plataforma criada em 2015, hoje é uma das mais conhecidas, principalmente entre afiliados e empreendedores.
Ela é usada como uma das principais portas de entrada para o Marketing Digital.
Dentre algumas das principais funções da ferramenta Leadlovers, se destaca:
- Segmentação e automação de funis de relacionamento (E-mail Marketing);
- Classificação de Leads;
- Modeleis de funis;
- Criação de página de captura.
Ferramenta de E-mail Marketing, o E-goi é uma das utilizadas no mundo tudo. Isso se deve, especialmente, pela facilidade no manuseio e seu ótimo custo benefício.
Com foco principalmente entre pequenos negócios, o E-goi traz algumas funcionalidades interessantes, como:
- Integração com outras plataformas de marketing;
- Templates para e-mails e landing pages;
- Segmentação de listas de contato;
- Testes A/B para e-mail marketing;
- Relatórios de desempenho.
Por que utilizar o E-mail Marketing?
Como foi possível notar, o E-mail Marketing é uma das mais importantes ferramentas do Marketing Digital, ainda sendo uma das formas mais eficazes de se comunicar com os clientes.
Além disso, com o E-mail Marketing, é possível ter um grande alcance de público, divulgando o serviço ou produto desejado para muitas pessoas.
Outro fator diferencial dessa ferramenta é o alto retorno financeiro, já que um pequeno investimento, quando bem aplicado, pode trazer um retorno enorme para o seu negócio.
Conclusão
O ideal é que você adote o E-mail Marketing junto a outras estratégias de Marketing Digital, potencializando seus resultados para garantir um grande retorno para o seu investimento.
Para isso, você pode seguir outras dicas que deixamos aqui no site.
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