O que é um Site Institucional e quais são as suas Principais características?

Você sabe o que é um site institucional? Sabe quais são suas principais características? A sua empresa possui um site institucional ou está apenas nas redes sociais?

Você sabia que é muito importante criar um site para sua empresa? Caro leitor, neste artigo eu irei te mostrar o que é um site institucional, e como ele pode ser importante para sua estratégia de Marketing Digital.

O que é um site Institucional?

o que é um site institucional

Um site institucional é o espaço da sua empresa na internet. É através do site que a empresa se apresenta, conta a sua história, informa quais serviços e produtos possui, apresenta casos de sucesso na empresa (se tiver), mostra os depoimentos dos seus clientes, e apresenta as formas para entrar em contato.

É também em seu site que a empresa apresenta seus diferenciais, o que auxilia na construção da sua marca e em sua reputação digital.

O site de uma empresa é um dos principais canais usados  pelas pessoas para se informar sobre a instituição. 

Por isso é importante você além ter site institucional da sua empresa, é preciso manter as informações nele sempre atualizadas.

Qual o objetivo de um site Institucional?

o que é um site institucional

Existem vários objetivos para o site institucional de uma empresa. Alguns deles são:

  • Gerar Autoridade;
  • Aumentar a Credibilidade;
  • Apresentar depoimentos de Clientes;
  • Apresentar e vender serviços e produtos;
  • Listar outros canais de Comunicação.

Outra utilidade para seu site institucional é apresentar sua empresa para investidores, parceiros comerciais, fornecedores e também para aqueles que desejam trabalhar na empresa.

Motivos para criar site institucional

Como já falamos antes, um dos principais objetivos da criação de um  site institucional é permitir que as pessoas possam conhecer melhor a sua empresa.

Se ainda está com dúvidas do por quê criar um site institucional, vamos te apresentar alguns motivos para você fazer isso o mais rápido possível. Lembre-se que será um investimento a longo prazo da sua empresa

Aumento da Credibilidade e confiabilidade

O site é uma ferramenta que pode ajudar a melhorar a reputação da sua empresa. Estar presente na internet auxilia na melhora da imagem corporativa da sua empresa, tornando-a mais confiável.

Com o aumento crescente do uso da internet, não ter um site institucional para a divulgação da sua empresa online, pode ser algo prejudicial para o crescimento da sua empresa.

Pense nos seus concorrentes, se eles tiverem um site e a sua empresa não tiver o seu ela já está em desvantagem com seus concorrentes. 

Isso sem falar que um negócio sem um site, pode ser visto como ultrapassado, pois não consegue se integrar no mundo digital.

Uma empresa que não existe de forma online levanta suspeitas e é percebida de forma negativa. Quando isso acontece, muitas pessoas começam a duvidar da reputação e confiabilidade da empresa.

Maior visibilidade e melhor imagem

Ter um site online significa ter a apresentação da sua empresa 24 horas por dia, todos os dias, seria como ter um funcionário trabalhando para você sem parar, apresentando e promovendo a sua empresa.

Outro aspecto importante é que quando a sua empresa está na internet com um site institucional, ela passa a deixar de ser conhecida Localmente e passa a poder ser Vista e Conhecida pelo Brasil todo.

Estar em diversos meios de comunicação, é a forma mais assertiva de alcançar o maior número de clientes. Por isso, a importância de  além de ter o seu site institucional, ter contas nas redes sociais mais usadas pelo seu público. 

Publicidade de baixo custo 

Fazer anúncios em meios digitais é muito mais barato do que realizar anúncios do que comparado às formas tradicionais como o rádio, propagandas na televisão, carros de som e panfletos. 

Outra vantagem do Marketing Digital, é que quando se anuncia na internet, é possível “Selecionar” para quem você vai anunciar. Permitindo assim, que seus anúncios sejam muito mais assertivos para seu público-alvo e que você não desperdice seu dinheiro anunciando para pessoas fora do seu público-alvo.

Além disso, a internet é um dos meios mais utilizados por seus clientes no momento de decidir sobre a compra ou não de determinado produto ou serviço. E sabendo disso, você pode criar Anúncios através do Google Ads oferecendo seu o produto que seu cliente busca. E o melhor é que no Google Ads você só paga quando alguém clica em seu anúncio e acessa seu site. 

Possibilidade de coletar dados e segmentar os clientes

Mais uma vantagem do seu site é que ele é seu e por isso você consegue ver vários dados dos seus visitantes.  Para isso você precisa conectar o seu site ao Google Analytics, e ele ficar coletando e te apresentar dados como:

  • Número de visitantes;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Idioma;
  • Região de onde visitam seu site;
  • Etc.

Essas Informações, são muito úteis quando você for criar anúncios na internet e também vão te ajudar a melhorar a comunicação com seu público 

Ah! Essa ferramenta incrível do Google Analytics é GRATUITA!

Melhora a relação com o consumidor 

Como disse anteriormente, com os dados que você coletar em seu site, através do Google Analytics. Vai facilitar e muito a sua comunicação com o seu público.

Outra característica que a Internet trouxe é a  aproximação do consumidor com a empresa. Isso ocorre através dos canais de autoatendimento, chat online e FAQs.

É um investimento com retorno

Um site institucional é, portanto, um investimento seguro, pois permitirá criar uma imagem da sua empresa que se adapte às necessidades da mesma ao longo do tempo.

Além de ser uma fonte de dados e conexão sobre seus visitantes.

Principais Características de Um Site Institucional

Existem algumas Páginas ou tópicos que são essenciais em um Site institucional, são eles:

  • Página inicial
  • Sobre Nós
  • Produtos e/ou Serviços
  • Contato

Outras páginas pode ser adicionadas ao site da sua empresa caso seja necessário, como por exemplo:

  • Depoimentos
  • Casos de Sucesso
  • Mídia (Apresentar reportagens sobre sua empresa)
  • Trabalhe conosco
  • Etc

Quanto Custa Um Site Institucional?

O valor para um site institucional, depende de diversos fatores como:

  • Número de Página;
  • Funcionalidades;

Caso queira conversar conosco e saber um pouco mais sobre quanto custa criar um site institucional e receber um orçamento para a criação do site institucional da sua empresa, basta entrar em contato pelo WhatsApp.

Sobre o Autor

Lucas Secundino é cristão, casado com Isadora Zine e está graduando em Marketing Digital. Sua paixão por tecnologia e design o levou a se especializar em Web Design, Criação de Sites, Performance em WordPress e SEO.

Orçamento

Obtenha um site profissional e alce seus objetivos de negócio. Clique no botão abaixo e solicite um orçamento personalizado agora.

Como posso te ajudar?
Escanear o código